Avaliação
360 graus

Avaliação 360 graus é um método de análise indicado para processos de desenvolvimento das práticas de gestão. Neste processo, o colaborador responde a um questionário de auto avaliação em relação a determinadas competências e também é avaliado em relação ao mesmo conjunto de competências por seus subordinados, colegas/pares e superiores.

A Avaliação 360 graus (ou Feedback 360 graus) é um instrumento de desenvolvimento que pode ser usado por qualquer pessoa que tenha interesse em se autoconhecer, enxergando-se a partir de múltiplas perspectivas. Quando utilizada dentro do contexto organizacional, contribui de maneira significativa para o desenvolvimento de competências e comportamentos de liderança demandados pela organização.

O resultado da avaliação 360 graus funciona como um espelho de quatro faces, em que se pode comparar a visão de cada um dos grupos com a visão que se tem de si próprio, gerando poderosos insights para o participante.

É importante ressaltar que a avaliação 360 graus mensura percepções, mas não pode ser tomada como verdade absoluta. Ela deve sim, ser utilizada para reflexão e desenvolvimento, mas não como instrumento de mensuração de performance ou para subsidiar programas de remuneração variável, por exemplo.

Se utilizada corretamente, a Avaliação 360 graus leva o avaliado a assumir responsabilidade por seu auto desenvolvimento, por meio da elaboração e execução de um plano de ação com objetivos claros e indicadores de progresso. No entanto, para que o avaliado assuma essa responsabilidade, ele deve ser envolvido desde o início na escolha dos participantes que irão responder sua avaliação. A credibilidade destes perante o avaliado é crítica para o sucesso do processo.

Vantagens para
todos os envolvidos

A avaliação 360 permite ao indivíduo:

  • Entender as expectativas da equipe;
  • Autoconhecimento e evolução profissional;
  • Perceber com clareza como ele é percebido pelos outros;
  • Avaliar o impacto do seu comportamento no ambiente de
    trabalho e nas pessoas, bem como as consequências de suas ações;
  • Mensurar o seu desempenho profissional;
  • Desenvolver suas competências e melhoria da performance.

Benefícios também para toda equipe:

  • Facilitar a comunicação entre seus membros;
  • Somar potenciais e diferenças pessoais;
  • Agregar expertises;
  • Identificar as causas de possíveis conflitos;
  • Propiciar ambiente de trabalho mais produtivo.

Resultados que refletem nas rotinas da sua empresa:

  • Identificar e desenvolver o potencial de seu capital humano;
  • Obter a comunicação objetiva e aberta dentro da empresa;
  • Alinhamento de linguagem entre os colaboradores;
  • Verificar estilos de gestão;
  • Adotar critérios comuns para mensuração de resultados;
  • Definir áreas de desenvolvimento coletivo;
  • Visualizar áreas de investimento para a formação,
    treinamento e desenvolvimento em todos os níveis;
  • Reforçar os valores e a cultura da organização;
  • Gerar reflexão da liderança sobre decisões
    operacionais e estratégicas.

Conheça melhor a ferramenta:

É importante saber:

O 360 graus não é uma ferramenta de avaliação conclusiva, uma vez que reflete a realidade subjetiva do comportamento a partir de um conjunto de percepções variadas.

Desta forma, o 360 graus não deve influenciar os sistemas de gestão sem uma discussão prévia e ampla sobre os resultados.

Converse com nossos especialistas para compreender melhor a ferramenta e solicitar a aplicação em sua empresa.

Por que a Elleven?

José Carlos Carturan

Fundador da Elleven


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