Um traço presente nas equipes de alta performance: sinergia.
Será possível pensar que uma equipe de professores de ensino infantil tem as mesmas características do que uma equipe de vendedores de imóveis de altíssimo padrão? Ou, então, que uma equipe de engenheiros e analistas de uma multinacional possui as mesmas expertises de uma equipe formada por esportistas de alto rendimento?
Certamente, são equipes diferentes. Pode até haver similaridades, certas semelhanças, mas, em essência, são equipes com traços bem distintos. Mas, acredite, mesmo assim todas elas podem ser bem sucedidas e de alta performance.
Normalmente as pessoas me perguntam o seguinte. O que faz efetivamente com que uma equipe tenha alta performance e mantenha consistência nos resultados?
Eu diria que há uma quantidade tão grande de variáveis para que uma equipe seja verdadeiramente uma equipe. E nem sempre o quesito está apenas focado nas competências de seus componentes ou na atuação do líder.
Confesso que já vi equipes compostas por profissionais muito qualificados não obterem resultados, equipes compostas por profissionais pouquíssimo qualificados conseguirem obter resultados, equipes compostas por profissionais pouquíssimo qualificados não obterem resultados, e, equipes compostas por profissionais muito qualificados obterem resultados.
Porém, não há uma receita de bolo que sirva para que uma equipe se transforme em uma grande equipe.
Contudo, olhando para trás, em todo esse tempo interagindo com tantas pessoas, empresas, líderes e equipes, se me perguntassem um traço ou um ingrediente que estava presentes nas equipes de alta performance que conheci, possivelmente a minha resposta seria sinergia.
Costumo dizer nos treinamentos que sinergia se enquadra naquele grupo de palavras que sabemos o que é, mas nem sempre conseguimos explicar. Justamente, porque, ainda que não seja perceptível logo de início, a sinergia, ao menos das equipes, traz consigo algo de subjetivo, intangível.
O que é sinergia?
De modo objetivo, a palavra sinergia vem do latim synergia que, por sua vez, é derivada da palavra grega synergos, que significa trabalhar em conjunto ou colaborar.
Podemos também recorrer ao dicionário. Segundo o Oxford Languages, sinergia significa:
Substantivo feminino
1. Fisiologia
Ação associada de dois ou mais órgãos, sistemas ou elementos anatômicos ou biológicos, cujo resultado seja a execução de um movimento ou a realização de uma função orgânica.
2. Ação ou esforço simultâneos; cooperação, coesão; trabalho ou operação associados.
No meio corporativo, no entanto, há uma definição um pouco mais elaborada. Um dos conceitos que mais possuem apelo com as pessoas dentro das empresas é de que sinergia acontece quando o valor e o desempenho de dois elementos combinados serão maiores que a soma das partes individuais separadas.
De modo bem resumido, bem resumido mesmo, quando dois ou mais profissionais estão trabalhando em sinergia, o resultado será maior do que a soma de suas expertises. A sinergia fará com que as competências e habilidades não sejam somadas, e sim, multiplicadas.
O curso online Sinergia está disponível na Elleven Academy e na 11Flix.
Autor: José Carlos Carturan Filho
Saiba mais sobre sinergia: