Gerenciar o tempo – Como organizar as tarefas para ter mais tempo?

O tempo

“O tempo está voando!”, “Puxa vida! Já chegou o Natal!”, “Nossa! Tenho tantas coisas a fazer!”, “O dia precisaria ter mais do que 24 horas!”… Quem nunca disse ou ouviu frases como estas? Quem nunca teve dificuldades para gerenciar o tempo?

Gerenciar o tempo Time Flies 2 Stock Photo - Download Image Now - Clock, Flying, Time Flies -  iStock

Talvez este seja o fator mais impactante nos tempos atuais: o tempo. Ricos e pobres, homens e mulheres, brasileiros ou argentinos… Não importa. Democraticamente, todos nós temos disponíveis em um dia as mesmas 24 horas.

Como gerenciar o tempo de forma eficaz?

Então, nos perguntamos: Como gerenciar o tempo da melhor forma possível? Como utilizar o tempo de forma saudável e eficaz?

Saudável? Sim! Afinal, o fator tempo interfere na saúde das pessoas. O ritmo acelerado em que vivemos, principalmente nas grandes cidades, interfere em questões relativas à ansiedade, estresse, baixa qualidade de vida e, até mesmo, depressão.

Há uma contradição em relação ao tempo. Mesmo que pareça que estamos sempre acelerados (e talvez estejamos mesmo), a sensação é a de que não conseguimos fazer nada. Assim, vamos tendo sentimentos de desmotivação, frustração e incompetência.

Vêm sendo cada vez mais comuns relatos de pessoas que quando estão no trabalho, ficam pensando em momentos de lazer. E, quando conseguem estar em casa e podem descansar, passear, viajar e curtir, não conseguem deixar de pensar no trabalho. Enfim, a sensação é de que de um jeito ou de outro, não conseguimos gerenciar o tempo para utilizá-lo bem.

Um jeitinho brasileiro

Mas por que é que não conseguimos gerenciar o tempo? Por que será que não utilizamos o tempo de modo adequado?

Há alguns fatores. Primeiramente, fatores biológicos. Algumas pessoas não conseguem equacionar bem suas atividades dentro de seu período de trabalho, por exemplo, porque funcionam melhor no período da noite, mas entram no trabalho logo cedo, quando seu índice de produtividade é mais baixo.

Depois disso, há fatores comportamentais como procrastinação. Ou seja, aquilo que tantos fazem deixando as coisas para depois e para depois. Além disso, há também falta de disciplina, falta de planejamento, falta de foco e assertividade etc.

Há também fatores culturais. Em uma pesquisa feita por Robert Levine com 37 nações pelo mundo, o Brasil ficou em antepenúltimo em relação aos quesitos pontualidade e capacidade de gerenciamento de tempo.

Definir prioridades para gerenciar o tempo

E para finalizar, a falta de método. Sim! A falta de método. Ou seja, a dificuldade que as pessoas têm em priorizar atividades. Muitos vivem a vida apagando incêndios e com a eterna sensação de que tudo é urgente. E isto, normalmente, deriva do fato de as pessoas não saberem que precisam dividir as nossas atividades em quatro categorias.

  1. Estratégicas: Aquelas que devem ser planejadas e direcionar os nossos esforços.
  2. Importantes: As que devemos focar nossos esforços e energia, além de dedicar a maior parte do tempo.
  3. Urgentes: Imprevistos e situações que podem escapar ao planejamento.
  4. Circunstanciais: As que apenas tomam o nosso tempo e não servem, na prática, para nada.

Pois bem. O ideal seria planejarmos, focarmos nas coisas importantes, estarmos prontos e com tempo disponível para urgências. Além disso, se sobrar tempo, nos permitirmos fazer coisas circunstanciais.

Infelizmente, a tendência atual é que as pessoas usem uma boa parte do tempo em urgências, um tempo absurdamente alto em coisas circunstanciais, e que não planejem quase nada e, portanto, não foquem a atenção no que é importante.

O sentimento gerado? Aquele mencionado lá no início do texto, o de não termos tempo de fazer nada. Então, entramos naquele círculo vicioso novamente: muito trabalho, muita energia e pouco resultado. Complicado, não é?

Mas, afinal, como sair desse looping? O primeiro passo é saber como dedicamos o nosso tempo às atividades que fazemos e, então, fazermos uma análise criteriosa e honesta sobre como vamos reorganizar as nossas tarefas para gerenciar o tempo de uma forma melhor.

7 dicas simples e muito importantes

  1. Aprenda a dizer NÃO, principalmente, se perceber que os outros estão deixando com você atribuições que, na realidade, são deles.
  2. Evite deixar coisas para serem resolvidas de última hora: Busque atuar de modo preventivo em relação ao tempo. Se conseguir fazer isso, certamente, diminuirá o número de urgências.
  3. Foco no que é realmente importante: No início, há a tendência de enchermos a nossa lista de coisas a serem feitas com questões sem importância. Afinal, isso trará uma falsa impressão de eficácia no uso do tempo.
  4. Procure criar uma agenda ou lista de tarefas que você precisa realizar no dia ou na semana: A cada tarefa cumprida, marque em sua lista para gerar à sua mente a impressão de tarefa cumprida.
  5. Detecte quais são os seus vilões do tempo: Falta de planejamento? Redes sociais? TV? Celular? Internet? Perceba que não é a ferramenta que deve ser considerada ruim, mas sim a maneira como a utilizamos.
  6. Procure delegar aos outros algumas tarefas que podem ser realizadas por eles e que te ajudarão a aproveitar melhor o seu tempo.
  7. Reserve um tempo para fazer coisas que gosta: Afinal, o descanso e a sensação de prazer ao fazer coisas que gostamos, tornam a mente mais eficaz e produtiva.

Faça o teste

Para saber o quão bem você consegue gerenciar o tempo, realize dois testes gratuitos acessando o link www.portalelleven.com.br (clique em Teste gratuito e Gestão de tempo). O primeiro verificará a sua tendência à procrastinação e, o segundo, como você distribui hoje o seu tempo de suas atividades.

Ah! Vale dizer que reservar cinco minutos do seu tempo para isto, pode te ajudar muito!

 

  • Quer aprender as melhores técnicas para gerenciar seu tempo da forma mais eficaz? Então, conheça o curso online Gestão do Tempo, disponível na Elleven Academy e na 11Flix.

 

Autor: José Carlos Carturan Filho

 

Aprenda a usar a Matriz Importante Urgente para organizar as suas tarefas:

Por que a Elleven?

Solicite sua proposta:

contato@ellevendh.com.br
(12) 3600-2521
(11) 2626-0211
ou preencha o formulário de contato

Conecte-se
e fique por dentro.

Elleven Elleven Elleven Elleven Elleven Elleven

Procurando
algo mais?

Elleven
Elleven

A Elleven Treinamentos utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e nossos Termos de uso e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.