Caos nada mais significa do que desordem, confusão. Mas será que isso é bom?
Sua vida está um caos? Isto pode ser muito bom!
Por mais que pareça lugar comum, é inegável que o ser humano é uma criatura instável. Aliás, os que aparentam ser estáveis demais é que mais me preocupam. Alguns poucos são realmente equilibrados, enquanto os demais são apenas personagens forjados que só mostram quem realmente são atrás das cortinas, nos bastidores, quando a luz se apaga e o público se vai. Mas isto são outros quinhentos.
O ponto importante aqui é a tal instabilidade. Estas oscilações malucas que todos vivemos e que, por mais que reclamemos, servem para nos deixar alertas, são essenciais. Tudo bem que, em grande parte das vezes, as tempestades acabam durando mais tempo do que gostaríamos, mas aí também residem duas questões importantes. Primeira: Nenhuma delas é forte demais para nos derrubar totalmente. Às vezes nos tiram um pouco a posição de conforto em que estávamos, mas geralmente não são capazes de nos tirar do jogo da vida. Segunda coisa: Quem disse que o que queremos que aconteça, da forma que queremos é o melhor para se acontecer?
Já reparou nisso? Quantas vezes as coisas saem diferente do que imaginávamos e, depois de um tempo… Pumba! O que nós sempre almejamos acontece. Isto é representado pela velha máxima popular: Deus escreve certo por linhas tortas. Será?
Pessoalmente acho o contrário. Nós é que vivemos querendo que linhas tortas encurtem nosso caminho, sirvam como atalho para que cheguemos aos nossos objetivos e Ele acaba fazendo com que as coisas aconteçam do jeito certo.
A segunda questão importante pode ser resumida por um adágio da sabedoria antiga que diz o seguinte.
Ordo Ab Chao
Em uma tradução livre e apropriada: A ordem vem do caos.
Normalmente a impressão das pessoas em relação à palavra caos é a pior possível, mas caos nada mais significa do que desordem, confusão. E talvez você esteja pensando…
Mas, confusão e desordem são coisas boas?
Depende. Isso mesmo. Depende. Depende da situação, da fase, do ponto de vista. Mas é só por meio das desordens que acontecem em nossas vidas que conseguimos reorganizá-la de modo adequado, por mais demorado e doloroso que seja. Pode lembrar-se de momentos conturbados que teve em sua vida e perceberá que, logo após de tais momentos, sua vida tomou um rumo diferente, que lhe trouxe possibilidades novas. Pode ter sido a troca de trabalho, um término de relacionamento ou até uma perda importante. Esta desordem é que move o mundo. A natureza está em constante movimento, mas é algo imperceptível para nós.
O fato é que muitas vezes temos a impressão de que conosco as coisas são um pouco diferentes e as turbulências demoram a passar. Muito provavelmente é porque ainda nos encontramos na fase do caos. E ela parece demorada e difícil de ser superada. Como disse anteriormente, as coisas não acontecem exatamente quando e como queremos que aconteçam. Elas seguem um propósito maior e tem seu tempo certo de maturação. E acredite, isso pode ser muito bom.
Autor: José Carlos Carturan Filho