O Coaching atua por meio de estrutura, empatia, foco e resultados, com o objetivo de fazer com que consigamos sair de um estado atual e chegar a um estado desejado.
Boas ideias na cabeça, um objetivo a ser alcançado, início promissor. E pouco tempo depois, frustração, abandono e chateação. Passado um período o ciclo se reinicia. Conhece uma história assim?
Talvez seja o resumo do enredo da vida de pessoas, equipes e empresas. Pode ser até algo que já aconteceu com você. Mas por qual motivo isso acontece?
Alguns podem dizer que se trata de características pessoais, outros afirmam que é somente falta de tempo. Ou ainda, que são traços culturais. Embora todas as colocações anteriores possam interferir, uma coisa é comum em quase todas as situações: falta de um plano de ação bem estruturado.
Logicamente as características pessoais e o perfil de comportamento interferem. Bem como o tempo cada vez mais curto para realizar tanta coisa e nosso jeito brasileiro, baseado na criatividade, no jeitinho e no jogo de cintura ao invés de planejar colaboram para isto.
E a pergunta que fica é…
Não seria falta de planejamento?
Repito o que disse anteriormente. Mais do que falta de planejamento, é falta de um plano de ação. A diferença entre eles? Nada garante que um planejamento será seguido e executado. Enquanto isso, um plano de ação bem elaborado reúne em si as boas estratégias de uma estruturação que o planejamento possui associado a algo inevitável para a obtenção de resultados: agir.
É aí que encontra o Coaching
É exatamente neste ponto que entra o Coaching, uma metodologia extremamente eficaz e cada vez mais presente na vida de pessoas, empresas e equipes. E o mais bacana: o que antes era reservado a celebridades, atletas de alta performance, altos executivos e grandes empresas está acessível a todos nós.
O Coaching é um processo, em que o coach, profissional habilitado a aplicar ferramentas e uma metodologia direcionada a obtenção de metas, objetivos e propósitos. O coach auxilia o coachee (cliente) a definir e atingir suas diretrizes.
Como características principais, o Coaching possui uma maneira de atuar por meio de estrutura, empatia, foco e resultados. Sempre com o objetivo de fazer com que consigamos sair de um estado atual e chegar a um estado desejado. Isso acontece pelo desenvolvimento de recursos internos, competências e de uma estratégia adequada para tal objetivo.
A cada sessão o cliente sai com ações a serem executadas até o próximo encontro. A conclusão de tais ações vai direcionando naturalmente o cliente em direção à meta, além de fortalecer competências do cliente.
Felizmente essa simples e ao mesmo tempo poderosa metodologia se encontra cada vez mais próxima de todos nós. Daqui por diante, vai ficar um pouco mais difícil de arranjar desculpas.
E o melhor… Você pode estar dos dois lados desta equação: passando pelo processo, como coachee ou se tornando um Coach. E então, o que prefere?
Clica aqui e conheça a formação em Coaching integral online.
Autor: José Carlos Carturan Filho