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Soluções de Gestão

Feedback 360º

Feedback 360º

O que é ?

Avaliação 360° é um método de análise indicado para processos de desenvolvimento das práticas de gestão. Neste processo, o colaborador responde a um questionário de auto avaliação em relação a determinadas competências e também é avaliado em relação ao mesmo conjunto de competências por seus subordinados, colegas/pares e superiores

A avaliação 360º (ou Feedback 360º) é um instrumento de desenvolvimento que pode ser usado por qualquer pessoa que tenha interesse em se autoconhecer, enxergando-se a partir de múltiplas perspectivas. Quando utilizada dentro do contexto organizacional, contribui de maneira significativa para o desenvolvimento de competências e comportamentos de liderança demandados pela organização.

Trata-se de um processo em que os participantes (avaliados) recebem feedback estruturado de seu superior, pares e subordinados, fazendo também uma autoavaliação. O 360º, como é comumente chamado, pode ser feito de maneira formal ou não, avaliando competências específicas ou simplesmente perguntando sobre comportamentos demonstrados. Tradicionalmente, a avaliação 360º é construída sobre competências específicas e conduzida de maneira anônima, proporcionando assim um feedback mais honesto e transparente.
Seu resultado consolida as diversas percepções e funciona como um espelho de 4 faces, em que se pode comparar a visão de cada um dos grupos com a visão que se tem de si próprio, gerando poderosos insights para o participante. É importante ressaltar que a avaliação 360º mensura percepções, mas não pode ser tomada como verdade absoluta. Ela deve, sim, ser utilizada para reflexão e desenvolvimento, mas não como instrumento de mensuração de performance ou para subsidiar programas de remuneração variável, por exemplo. Sistemas ou processos imprecisos ou confusos podem levar a resultados improdutivos, como feedback punitivo, metas de desenvolvimento não apropriadas, stress, cinismo, descrença e falta de participação.

Por outro lado, se feito e utilizado corretamente, o 360º leva o avaliado a assumir responsabilidade por seu auto desenvolvimento, por meio da elaboração e execução de um plano de ação com objetivos claros e indicadores de progresso. No entanto, para que o avaliado assuma essa responsabilidade, ele deve ser envolvido desde o início na escolha dos participantes que irão responder sua avaliação. A credibilidade destes perante o avaliado é crítica para o sucesso do processo. Da mesma forma, o resultado deverá ser entregue em primeira mão para o avaliado, para que ele tenha tempo de assimilar o conteúdo e refletir sobre as mensagens ali contidas. Se isto não for respeitado, o avaliado poderá descartar os resultados da avaliação e todo o processo terá sido um desperdício de tempo e recursos. O que se recomenda é que o próprio avaliado compartilhe seus resultados com seu superior imediato para discutir seu plano de desenvolvimento, alinhando suas necessidades de desenvolvimento com aquelas identificadas pela empresa.
Em resumo, a avaliação 360º é uma das formas mais eficientes e eficazes para apoiar o desenvolvimento humano e organizacional, desde que utilizada corretamente!

Uma Avaliação 360° tem como objetivo evidenciar as competências que se mostram como pontos fortes e aquelas que no momento se situam como área de melhoria.
Trata-se de um método extremamente eficaz por fornecer dados concretos com base na avaliação do próprio participante, seus superiores, colaboradores e colegas, construindo uma base sólida para um Plano de Ação de Desenvolvimento personalizado e eficaz.

O 360° possibilita:

Ao indivíduo:

  • Entender as expectativas da equipe;
  • Autoconhecimento;
  • Perceber com clareza como ele é percebido pelos outros;
  • Avaliar o impacto do seu comportamento no ambiente de trabalho e nas pessoas, bem como as consequências de suas ações;
  • Mensurar o seu desempenho profissional;
  • Desenvolver suas competências;
  • Evolução profissional;
  • Melhora da performance.

À equipe:

  • Facilitar a comunicação entre seus membros;
  • Somar potenciais e diferenças pessoais;
  • Agregar expertises;
  • Identificar as causas de possíveis conflitos;
  • Propiciar ambiente de trabalho mais produtivo.

À empresa:

  • Identificar e desenvolver o potencial de seu capital humano;
  • Obter a comunicação objetiva e aberta dentro da empresa;
  • Alinhamento de linguagem entre os colaboradores;
  • Verificar estilos de gestão;
  • Adotar critérios comuns para mensuração de resultados;
  • Definir áreas de desenvolvimento coletivo;
  • Visualizar áreas de investimento para a formação, treinamento e desenvolvimento em todos os níveis;
  • Reforçar os valores e a cultura da organização;
  • Gerar reflexão da liderança sobre decisões operacionais e estratégicas.

A Avaliação 360° pode e deve ser usado para:

  • Mudança de Comportamento;
  • Avaliação de Desempenho / Gerenciamento;
  • Coaching Individual;
  • Identificação de Necessidades de Treinamento;
  • Revisão de Carreira;
  • Plano de Sucessão;
  • Mudança de Estilo Gerencial;
  • Team Building;
  • Mudança de Cultura;
  • Verificação do status atual da equipe.

Observações:

  • O 360° não é uma ferramenta de avaliação conclusiva, uma vez que reflete a realidade subjetiva do comportamento a partir de um conjunto de percepções variadas;
  • Desta forma, o 360° não deve influenciar os sistemas de gestão sem uma discussão prévia e ampla sobre os resultados.

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05 JUL, 2017 | por José Carlos Carturan
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