+55 (11) 2626-0211
+55 (12) 3302-0111
+55 (12) 99111-7601
contato@ellevendh.com.br

Blog

Sobre o Estresse e o Poder do Abraço

26 maio, 2014 | por Equipe Redação / Nenhum comentário
©-Sean-Justice/Corbis

De acordo com dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), o estresse afeta mais de 90% da população mundial e é considerado uma epidemia global. Na realidade, o estresse não pode ser caracterizado como uma doença em si: é muito mais uma forma de adaptação e proteção do corpo contra agentes externos ou internos.

 

No Brasil, os dados são mais preocupantes. Somos o 2º país do mundo com as maiores taxas de estresse, perdendo somente para o Japão. Estima-se que mais de 45% da população pode ser classificada em alguns distúrbios causados pelo estresse.

 

Vale salientar que em níveis normais o estresse não é prejudicial. Biologicamente, pela ação dos hormônios cortisol e noradrenalina, nosso corpo é preparado para lidar com situações de estresse e as reações de luta (enfrentamento de uma situação) e fuga (quando preferimos não enfrentar a tal situação). Diversas reações internas do organismo permitem que consigamos lidar bem com as situações do cotidiano e nos deixam ‘espertos’ para os desafios da vida.

 

O grande problema ocorre quando nosso corpo passa a ficar preparado de maneira ‘exagerada’ para lidar com nossos agressores. E os ‘agressores’ do mundo moderno são a competitividade, as grandes jornadas de trabalho, os ‘chefes’ mal humorados, uma pessoa querida que esteja doente, as contas que insistem em chegar ao final do mês e uma série de outros problemas que ocorrem no nosso dia a dia.

 

Aliados ao estresse estão diversos outros problemas relacionados à ansiedade, transtornos de humor e doenças psicossomáticas. Detalhe importante: Ainda não há nenhum medicamento capaz de combater o estresse de maneira eficaz.

 

Essas são as más notícias.

 

Agora vamos às boas notícias.

 

© Matelly/Corbis

© Matelly/Corbis

 

As boas notícias são que estudos publicados pela revista científica Psychosomatic Medicine comprova que pessoas que se abraçam, e encontram outras formas de se manterem próximos todos os dias podem ter menores níveis de hormônios do estresse no organismo.

 

Eles destacam que o estresse crônico pode ter vários efeitos no organismo, enfraquecendo o sistema imunológico e contribuindo para a doença cardíaca.

 

O simples fato de dar as mãos diminui os níveis de cortisol. E um abraço carinhoso é responsável por aumentar os níveis de oxitocina (em alguns lugares você achará escrito ocitocina) que é o antídoto natural do estresse.

 

Para que tenhamos ideia do poder da oxitocina, este é o hormônio do momento do parto e que ajuda também na amamentação, certamente dois dos momentos mais mágicos da vida. Esses resultados eram ainda mais marcantes para pessoas que apresentavam problemas no trabalho, sugerindo que o contato físico entre parceiros poderia aliviar o estresse do trabalho.

 

Pensando nisso, quantos abraços carinhosos você tem trocado com as pessoas que gosta? Topa um desafio?
Ao ler este artigo, vá até alguém e dê um abraço, preferencialmente acompanhado de um belo e sincero sorriso. Depois me conte nos comentários o que sentiu.

 

Por José Carlos Carturan, palestrante e head trainer da Elleven Treinamentos e Desenvolvimento Humano.

 

Crédito da Imagem: ©-Sean-Justice/Corbis

 

Sobre o Autor:

Equipe Redação

Equipe Redação – já escreveu 5 posts em nosso blog.

Receba Novidades

Insira seu email para receber dicas e artigos exclusivos da Elleven Treinamentos!

Comentários

Início dos comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Agenda
23 de NOV, 2017

Blog
24 AGO, 2017 | por Aline Vichi
Faça o seu Teste
Endereço
R. Letícia, 61 - Jardim Satelite, São José dos Campos - SP, 12230-840
Telefone
+55 (12) 3302.0111 +55 (11) 2626.0211
© 2017 Elleven Treinamentos. Todos os Direitos Reservados.                 R. Letícia, 61 - Jardim Satelite, São José dos Campos - SP, 12230-840

Newsletter

Insira seu email para receber dicas e artigos exclusivos da Elleven Treinamentos!

X