+55 (11) 2626-0211
+55 (12) 3302-0111
+55 (12) 99111-7601
contato@ellevendh.com.br

Blog

OS CICLOS SE REPETEM

Por José Carlos Carturan / 1 comentário
ciclos
Há uma bela reflexão sobre um homem que perguntou a um sábio a respeito de oráculos, se eles realmente funcionavam. O sábio homem afirmou ao aprendiz que sim, funcionavam. E muito. Exceto para aquelas pessoas que conseguiam atingir a ‘iluminação’. Disse que os ‘iluminados’ eram tão vazios de seu passado e tão plenos em seu presente, que seria impossível prever o futuro.

 

O jovem aprendiz então perguntou: “Mas o que isto tem a ver com as previsões do futuro? Por que é impossível sentir as decisões futuras destas pessoas?” E mais uma vez aquele velho homem, sorrindo, explicou que os oráculos não leem o futuro dos homens. Leem seu passado. E o ser humano nada mais é do que uma constante, e às vezes triste, repetição de si mesmo. Os ciclos se repetem.

 

É fato. Os ciclos se repetem. Nossa vida é feita de ciclos. Já aconteceu com você, comigo, com pessoas próximas a nós. Ainda que não tenhamos nos dado conta disso. Repetimos padrões nos mais diversos segmentos de nossa vida. Se formos avaliar a fundo, nossos relacionamentos profissionais, afetivos, familiares, todos eles seguem certo padrão.

 

Reavalie, por exemplo, situações profissionais suas: Talvez em épocas diferentes, empresas diferentes, atividades diferentes, certamente havia semelhanças entre elas. Ou um chefe autoritário, opressor, talvez alguém querendo ‘puxar seu tapete’ ou ainda alguém que você confiava e que lhe ‘passou a perna’.
É muito provável que você perceba identificações entre as situações. E se examinar mais a fundo, perceberá que padrões semelhantes se aplicam a outras situações de sua vida. Não concorda? Avalie mais a fundo.

 

Identifique as repetições que existem e existiram em sua vida e se surpreenderá com a quantidade de vezes que isto acontece. Todos nós estamos sujeitos a erros. O problema é que quase sempre erramos nas mesmas coisas, repetimos os mesmos padrões de comportamento.

 

A má notícia? Pessoas passam a vida repetindo ciclos. Passam toda uma existência sem se dar conta que estão incorrendo nos mesmos erros. E reclamam, se culpam, colocam a culpa nos outros, dão justificativas, desculpas, mas insistem em não dar a devida atenção ao que muitas vezes está explícito, claro, pulsante a sua frente. Que estão repetindo ciclos.

 

A boa notícia? A partir do momento que percebemos isto, podemos romper estes ciclos, quebrá-los. E ao fazer isto, rompemos inclusive com um padrão energético que circunda isto. Estamos alterando, modificando o ‘caminho’, o que automaticamente torna diferente o ‘final’.

 

Somos uma constante repetição. E se não percebermos isto estaremos fadados a cair sempre nas mesmas armadilhas, geradas pela nossa falta de percepção. Chico Xavier dizia que em nossa vida é impossível fazer um novo começo, mas temos toda a possibilidade (e a responsabilidade) de fazer um novo fim. Para isto é fundamental que percebamos estes ciclos repetidos. E tenhamos a atitude necessária para alterá-los.

Salvar

Sobre o Autor:

José Carlos Carturan

Head Trainer e Diretor de Desenvolvimento da Elleven Treinamentos • Especialista em Medicina Comportamental pela UNIFESP/EPM (Universidade Federal de São Paulo – Escola Paulista de Medicina); • Master Practitioner em PNL formado pela International Trainers Academy – Londres; • MBA em Gestão de Saúde e Marketing; • Professor do MBA de Gestão em Vendas da Universidade Paulista e da Pós Graduação em Marketing da FAAP – Disciplina: “Comportamento do consumidor; • Cirurgião Dentista; • Presidente da Associação Euroamericana de Coaching Integral

José Carlos Carturan – já escreveu 39 posts em nosso blog.

Receba Novidades

Insira seu email para receber dicas e artigos exclusivos da Elleven Treinamentos!

Comentários

Início dos comentários

Uma resposta para “OS CICLOS SE REPETEM”

  1. Excelente texto.

    Acredito que é importante entender os ciclos para evitarmos sofrer por algo que irá passar, seja um ciclo julgado como bom ou como ruim, ele sempre se encerra para iniciar outro ciclo.

    E se estamos repetindo ciclos que não são agradáveis, é importante perceber para quebrar este padrão, como é citado no texto.

    Escrevi um texto sobre ciclos em meu blog que gostaria de compartilhar: http://blog.evertonlima.net/textos/ritmos-ciclicos/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Agenda
06 a 08 de OUT, 2017

Blog
24 AGO, 2017 | por Aline Vichi
Faça o seu Teste
Endereço
R. Letícia, 61 - Jardim Satelite, São José dos Campos - SP, 12230-840
Telefone
+55 (12) 3302.0111 +55 (11) 2626.0211
© 2017 Elleven Treinamentos. Todos os Direitos Reservados.                 R. Letícia, 61 - Jardim Satelite, São José dos Campos - SP, 12230-840

Newsletter

Insira seu email para receber dicas e artigos exclusivos da Elleven Treinamentos!

X