+55 (11) 2626-0211
+55 (12) 3302-0111
+55 (12) 99111-7601
contato@ellevendh.com.br

Sobre o Estresse e o Poder do Abraço

De acordo com dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), o estresse afeta mais de 90% da população mundial e é considerado uma epidemia global. Na realidade, o estresse não pode ser caracterizado como uma doença em si: é muito mais uma forma de adaptação e proteção do corpo contra agentes externos ou internos.

 

No Brasil, os dados são mais preocupantes. Somos o 2º país do mundo com as maiores taxas de estresse, perdendo somente para o Japão. Estima-se que mais de 45% da população pode ser classificada em alguns distúrbios causados pelo estresse.

 

Vale salientar que em níveis normais o estresse não é prejudicial. Biologicamente, pela ação dos hormônios cortisol e noradrenalina, nosso corpo é preparado para lidar com situações de estresse e as reações de luta (enfrentamento de uma situação) e fuga (quando preferimos não enfrentar a tal situação). Diversas reações internas do organismo permitem que consigamos lidar bem com as situações do cotidiano e nos deixam ‘espertos’ para os desafios da vida.

 

O grande problema ocorre quando nosso corpo passa a ficar preparado de maneira ‘exagerada’ para lidar com nossos agressores. E os ‘agressores’ do mundo moderno são a competitividade, as grandes jornadas de trabalho, os ‘chefes’ mal humorados, uma pessoa querida que esteja doente, as contas que insistem em chegar ao final do mês e uma série de outros problemas que ocorrem no nosso dia a dia.

 

Aliados ao estresse estão diversos outros problemas relacionados à ansiedade, transtornos de humor e doenças psicossomáticas. Detalhe importante: Ainda não há nenhum medicamento capaz de combater o estresse de maneira eficaz.

 

Essas são as más notícias.

 

Agora vamos às boas notícias.

 

© Matelly/Corbis

© Matelly/Corbis

 

As boas notícias são que estudos publicados pela revista científica Psychosomatic Medicine comprova que pessoas que se abraçam, e encontram outras formas de se manterem próximos todos os dias podem ter menores níveis de hormônios do estresse no organismo.

 

Eles destacam que o estresse crônico pode ter vários efeitos no organismo, enfraquecendo o sistema imunológico e contribuindo para a doença cardíaca.

 

O simples fato de dar as mãos diminui os níveis de cortisol. E um abraço carinhoso é responsável por aumentar os níveis de oxitocina (em alguns lugares você achará escrito ocitocina) que é o antídoto natural do estresse.

 

Para que tenhamos ideia do poder da oxitocina, este é o hormônio do momento do parto e que ajuda também na amamentação, certamente dois dos momentos mais mágicos da vida. Esses resultados eram ainda mais marcantes para pessoas que apresentavam problemas no trabalho, sugerindo que o contato físico entre parceiros poderia aliviar o estresse do trabalho.

 

Pensando nisso, quantos abraços carinhosos você tem trocado com as pessoas que gosta? Topa um desafio?
Ao ler este artigo, vá até alguém e dê um abraço, preferencialmente acompanhado de um belo e sincero sorriso. Depois me conte nos comentários o que sentiu.

 

Por José Carlos Carturan, palestrante e head trainer da Elleven Treinamentos e Desenvolvimento Humano.

 

Crédito da Imagem: ©-Sean-Justice/Corbis

 

Solidariedade – Ana Lucia Aluotto

Hoje me peguei questionando sobre Solidariedade,ser Solidário. Então, resolvi pesquisar o significado desses termos e encontrei:Solidariedade: Sentimento que leva os homens a se auxiliarem mutuamente. Solidário:É aquela pessoa que ajuda o próximo.

Está muito na moda falar em Solidariedade, todos os dias recebemos ligações de instituições pedindo dinheiro para ajudar, para manter crianças, idosos, vemos Criança Esperança, Tele Ton e outras tantos pedidos para colaborarmos.

Não estou criticando, até porque muitas dessas entidades dependem desse dinheiro para continuar ajudando a melhorar, mesmo que pouco, a vida de tantas pessoas. Na verdade esse texto vem no intuito de refletirmos um pouco sobre nossas ações.

Quando vemos grandes tragédias, nosso sentimento de solidariedade vem bem rápido, nos mobilizamos e tentamos ajudar de alguma maneira, mas e no nosso dia a dia…

Será que Solidariedade ou Ser Solidário é só ajudar com dinheiro?
Será que praticamos esse ato tão nobre de Ajudar com quem está próximo a nós?
Ser Solidário não pode ser ouvir seu amigo num momento que ele precisa desabafar?
Abraçar sua mãe naquele dia que ela está mais frágil?
Ajudar seu pai a resolver um problema que o está angustiando?
Dar apoio ao seu irmão para ele atingir o objetivo desejado?
Porque muitas vezes nos sensibilizamos com problemas de pessoas que nem conhecemos e ao mesmo tempo não olhamos pro nosso lado pra ajudar aquela pessoa tão próxima?

É algo simples, mas nem sempre conseguimos. Quando são divulgados os telefones do Criança Esperança, as pessoas ligam, mas no dia a dia não conseguem ver que podem fazer muito mais por aquele amigo, familiar, vizinho…

O ato de Ser Solidário, de praticar a Solidariedade está bem ao alcance de nossas mãos e não precisa ser praticado apenas monetariamente. Ser solidário pode ser até mesmo ajudar uma criança, um idoso, um deficiente a atravessar a rua, doar um pouco do nosso tempo pra visitar e abraçar aqueles que por algum motivo estão tão sozinhos nesse mundo.

A Solidariedade não faz bem ao próximo, faz bem a nós mesmos, pois ajudando o outro trazemos pra nós a paz de espírito. E não existe dinheiro que pague estar bem com seu interior.

Sobre a autora:
Ana Lucia Aluotto é Cirurgiã Dentista formada pela UMC (Universidade de Mogi das Cruzes)com 13 anos de experiência
e formação em Practitioner em PNL pela Elleven Desenvolvimento Humano.

Agenda
25 à 27 de AGO, 2017

Blog
01 AGO, 2017 | por José Carlos Carturan
Faça o seu Teste
Endereço
R. Letícia, 61 - Jardim Satelite, São José dos Campos - SP, 12230-840
Telefone
+55 (12) 3302.0111 +55 (11) 2626.0211
© 2017 Elleven Treinamentos. Todos os Direitos Reservados.                 R. Letícia, 61 - Jardim Satelite, São José dos Campos - SP, 12230-840

Newsletter

Insira seu email para receber dicas e artigos exclusivos da Elleven Treinamentos!

X