+55 (11) 2626-0211
+55 (12) 3302-0111
+55 (12) 99111-7601
contato@ellevendh.com.br

Blog

A Cura Mente-Corpo

Por Equipe Redação / 2 comentários
Imagem: toasto.com

Em seu cotidiano, você consegue perceber como os comportamentos humanos exercem influência no processo de cura de doenças? Neste artigo estão algumas linhas sobre as bases dos estudos que fundamentam esta  teoria.

Por José Carlos Carturan

O Estudo

 

Depois de observar o desenlace de diversos casos de tratamento de seus pacientes, Milton Erickson, o pai da hipnose moderna, criou a teoria de que há estreita conexão entre o cérebro, a mente e o corpo no processo de recuperação dos indivíduos.

 

Baseado neste conceito, Ernest Rossi, PhD em Psicobiologia passou a pesquisar e estudar casos clínicos onde os pacientes eram submetidos à rigorosa avaliação e passavam por inúmeros processos conjuntos ao tratamento convencional.

 

Nesses estudos, Rossi mediu componentes neurológicos e fisiológicos do organismo do paciente em dois momentos:

 

1. no início do tratamento

2. após ministrar medicação convencional e placebos (que não possuem ação específica nos sintomas ou na doença).

 

Os pacientes dividiam-se entre os que: demonstravam maior confiança na equipe médica, mais otimismo em relação à cura e possuíam maior alegria e bom humor; e aqueles pacientes que se demonstravam pessimistas, céticos e desconfiados em relação ao tratamento.

 

Os resultados

 

Os primeiros pacientes – otimistas, alegres e bem humorados – apresentaram melhora no quadro clínico muito mais significativa, mesmo sob o efeito de placebos, do que aqueles pacientes que se comportaram de maneira pessimista, cética e desconfiada.

 

Os resultados foram medidos através de exames detalhados que apresentaram melhora considerável nos níveis de anticorpos, células de defesa do organismo e imunoglobulinas. Os sintomas das doenças, naquele grupo otimista, também diminuíram visivelmente e eles chegaram ao final do estudo num quadro geral extremamente satisfatório.

 

Na observação criteriosa sobre as reações ao tratamento, os resultados confirmaram a hipótese da influência de determinados fatores ao processo de cura.

 

Rossi afirma que a expectativa positiva de cura por parte do paciente consiste em até 50% de uma recuperação bem sucedida. Nestes casos, o próprio organismo combate o estresse causado pela doença e libera substâncias como as endorfinas (neurotransmissores) responsáveis pelo relaxamento do indivíduo frente aos transtornos que a doença causa.

 

Há vários anos, essa teoria da conexão cérebro-mente-corpo já é adotada na Europa, Estados Unidos e Canadá.  Atualmente, passou a ser mais bem aceita também na América Latina e por profissionais brasileiros na área da saúde.

 

E na sua vida, você sente a conexão corpo-mente? Deixe aqui seu comentário.

 

Gostou? Ouça o podcast sobre o Equilíbrio Emocional.

Sobre o Autor:

Equipe Redação

Equipe Redação – já escreveu 5 posts em nosso blog.

Receba Novidades

Insira seu email para receber dicas e artigos exclusivos da Elleven Treinamentos!

Comentários

Início dos comentários

2 respostas para “A Cura Mente-Corpo”

  1. […] Seja franco. Há alguém por quem você ainda guarda alguma mágoa? Reflita. Isso pode estar atrapalhando demais sua vida. Tanto no que diz respeito à parte dos seus relacionamentos quanto na parte referente à sua saúde. Pode parecer bobagem, mas a amargura e a chateação constante com fatos do passado acabam atrapalhando seu desenvolvimento. Há estudos que comprovam que pessoas rancorosas, mal humoradas e pessimistas são mais susceptíveis a doenças como diabetes, derrames, infartos e outras tão ou mais graves. (Leia também a Cura Mente – Corpo) […]

  2. […] Seja franco. Há alguém por quem você ainda guarda alguma mágoa? Reflita. Isso pode estar atrapalhando demais sua vida. Tanto no que diz respeito à parte dos seus relacionamentos quanto na parte referente à sua saúde. Pode parecer bobagem, mas a amargura e a chateação constante com fatos do passado acabam atrapalhando seu desenvolvimento. Há estudos que comprovam que pessoas rancorosas, mal humoradas e pessimistas são mais susceptíveis a doenças como diabetes, derrames, infartos e outras tão ou mais graves. (Leia também a Cura Mente – Corpo) […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Agenda
06 a 08 de OUT, 2017

Blog
24 AGO, 2017 | por Aline Vichi
Faça o seu Teste
Endereço
R. Letícia, 61 - Jardim Satelite, São José dos Campos - SP, 12230-840
Telefone
+55 (12) 3302.0111 +55 (11) 2626.0211
© 2017 Elleven Treinamentos. Todos os Direitos Reservados.                 R. Letícia, 61 - Jardim Satelite, São José dos Campos - SP, 12230-840

Newsletter

Insira seu email para receber dicas e artigos exclusivos da Elleven Treinamentos!

X